Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365| Type: | Capítulo de Livro |
| Title: | Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará |
| Authors: | Carvalho, Francisca Samara Teixeira Viana, Tania Vicente |
| Keywords: | Aprendizagem;Prática pedagógica;Relação aluno-professor |
| Issue Date: | 2014 |
| Publisher: | Edições UFC |
| Citation: | CARVALHO, Francisca Samara Teixeira; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 169-191. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | As práticas avaliativas traduzem o êxito ou o fracasso do aluno, em sua aprendizagem, atribuindo valores que marcarão significativamente toda a sua trajetória escolar e mesmo a sua vida pessoal. Quando realizadas de forma convencional, segundo a definição do exame, impedem a mudança de uma tradicional e persistente prática pedagógica fundamentada na memorização e na reprodução de conteúdo, como também na relação distanciada entre professor e aluno, regulada por uma autoridade imposta pelo medo. O exame se diferencia, sobretudo, por sua natureza classificatória e somativa, direcionada para os resultados finais, em detrimento de uma visão processual da aprendizagem (LUCKESI, 2001, 2005, 2011; PERRENOUD, 1999). [...] |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365 |
| ISBN: | 978 85 7282 611 2 |
| Appears in Collections: | SA - Capítulos de livro |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2014_capliv_fstcarvalho.pdf | 250,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.