Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42362
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Seis pontos para a alfabetização: especificidades na aquisição da escrita de crianças cegas por meio do Sistema Braille
Autor : Rodrigues, Maria Clarissa Maciel
Mamede, Inês Cristina de Melo
Palabras clave : Professores alfabetizadores;Sistema de Ecrita;Alfabetização
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Edições UFC
Citación : RODRIGUES, Maria Clarissa Maciel; MAMEDE, Inês Cristina de Melo. Seis pontos para a alfabetização: especificidades na aquisição da escrita de crianças cegas por meio do Sistema Braille. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 95-121.
Resumen en portugués brasileño: Emília Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram grandes contribuições para professores alfabetizadores, quando desvendaram a ideia de que a alfabetização não é o resultado de algo mecânico e repetitivo. Ao longo de uma caminhada até a elaboração de como o sistema de escrita deve ser organizado, o sujeito, que se depara com tantos materiais escritos ao seu redor, formula hipóteses sobre como esse sistema se constitui, para que possa ser interpretado. De acordo com Ferreiro (2000), a alfabetização não pode ser vista como algo mecânico, pois a criança, ao longo desse fenômeno, se impõe problemas, interpreta e reinterpreta o sistema de escrita. No Brasil, muitos autores se dedicaram a colher dados a respeito do tema, a fim de dar continuidade a tais investigações. As pesquisas, entretanto, são praticamente escassas, quando se trata da investigação das hipóteses de leitura e escrita levantadas pelas crianças que apresentam alguma deficiência, mais especificamente as crianças cegas. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42362
ISBN : 978 85 7282 611 2
Aparece en las colecciones: SA - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_capliv_mcmrodrigues.pdf490,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.