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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Clarissa Maciel-
dc.contributor.authorMamede, Inês Cristina de Melo-
dc.date.accessioned2019-06-04T13:26:40Z-
dc.date.available2019-06-04T13:26:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Clarissa Maciel; MAMEDE, Inês Cristina de Melo. Seis pontos para a alfabetização: especificidades na aquisição da escrita de crianças cegas por meio do Sistema Braille. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 95-121.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 611 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42362-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectSistema de Ecritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleSeis pontos para a alfabetização: especificidades na aquisição da escrita de crianças cegas por meio do Sistema Braillept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEmília Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram grandes contribuições para professores alfabetizadores, quando desvendaram a ideia de que a alfabetização não é o resultado de algo mecânico e repetitivo. Ao longo de uma caminhada até a elaboração de como o sistema de escrita deve ser organizado, o sujeito, que se depara com tantos materiais escritos ao seu redor, formula hipóteses sobre como esse sistema se constitui, para que possa ser interpretado. De acordo com Ferreiro (2000), a alfabetização não pode ser vista como algo mecânico, pois a criança, ao longo desse fenômeno, se impõe problemas, interpreta e reinterpreta o sistema de escrita. No Brasil, muitos autores se dedicaram a colher dados a respeito do tema, a fim de dar continuidade a tais investigações. As pesquisas, entretanto, são praticamente escassas, quando se trata da investigação das hipóteses de leitura e escrita levantadas pelas crianças que apresentam alguma deficiência, mais especificamente as crianças cegas. [...]pt_BR
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