Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42313
Tipo: Resumo
Título : A experiência e a importância do bolsista solidário na correção de redações
Autor : Sousa, Andressa Silva de
Pereira, Bruno Felix
Silva, Ana Cicera Sousa da
Andrade Neto, Manoel
Palabras clave : Letras Solidárias;Bolsistas-revisores;Revisão
Fecha de publicación : 2016
Citación : SOUSA, Andressa Silva de et al. A experiência e a importância do bolsista solidário na correção de redações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: A atuação de bolsistas, como auxílio, em projetos vinculados à escola é relevante para a área da educação, uma vez que é perceptível a dificuldade que a escola ainda enfrenta em lidar com o domínio precário de algumas habilidades e competências dos estudantes. Nessa perspectiva o Projeto Letras Solidárias, que tem como objetivo estimular e desenvolver nos estudantes do ensino médio a prática da leitura e da escrita , articula uma rede de revisores-bolsistas externos à escola. Considerando a importância dessa ação para a melhoria da escola pública e, para o aperfeiçoamento profissional do estudante de Letras, o presente resumo propõe divulgar as atividades realizadas pelos bolsistas-revisores dentro do projeto Letras Solidárias em parceria com três escolas públicas do município de Pentecoste-CE: EEM Etelvina Gomes Bezerra, EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEEP Alan Pinho Tabosa. O processo de revisão consiste em uma formação de três horas semanais na qual é utilizada a metodologia da aprendizagem cooperativa para o estudo das cinco competências do Enem. Para alcançar os objetivos propostos são destinadas mais de nove horas à correção de redações por meio de uma plataforma online, própria do projeto. Cada bolsista-revisor tem uma meta de 18 redações com o intuito de reduzir o número de produções textuais do banco da plataforma. Os resultados deste trabalho demonstram que a revisão externa à escola contribui para que os estudantes tenham um rendimento satisfatório na prova de redação do ENEM . A partir desses resultados, podemos concluir que o envolvimento com essas correções dentro do ambiente virtual e a troca de experiências por meio das formações têm uma importância não só na vida do estudante secundarista , mas também na vida do bolsista, pois através dessas atividades é formado um profissional preocupado com princípios da cooperação e da solidariedade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42313
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_assousa.pdf49,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.