Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42313
Tipo: | Resumo |
Título : | A experiência e a importância do bolsista solidário na correção de redações |
Autor : | Sousa, Andressa Silva de Pereira, Bruno Felix Silva, Ana Cicera Sousa da Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | Letras Solidárias;Bolsistas-revisores;Revisão |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SOUSA, Andressa Silva de et al. A experiência e a importância do bolsista solidário na correção de redações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | A atuação de bolsistas, como auxílio, em projetos vinculados à escola é relevante para a área da educação, uma vez que é perceptível a dificuldade que a escola ainda enfrenta em lidar com o domínio precário de algumas habilidades e competências dos estudantes. Nessa perspectiva o Projeto Letras Solidárias, que tem como objetivo estimular e desenvolver nos estudantes do ensino médio a prática da leitura e da escrita , articula uma rede de revisores-bolsistas externos à escola. Considerando a importância dessa ação para a melhoria da escola pública e, para o aperfeiçoamento profissional do estudante de Letras, o presente resumo propõe divulgar as atividades realizadas pelos bolsistas-revisores dentro do projeto Letras Solidárias em parceria com três escolas públicas do município de Pentecoste-CE: EEM Etelvina Gomes Bezerra, EEM Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEEP Alan Pinho Tabosa. O processo de revisão consiste em uma formação de três horas semanais na qual é utilizada a metodologia da aprendizagem cooperativa para o estudo das cinco competências do Enem. Para alcançar os objetivos propostos são destinadas mais de nove horas à correção de redações por meio de uma plataforma online, própria do projeto. Cada bolsista-revisor tem uma meta de 18 redações com o intuito de reduzir o número de produções textuais do banco da plataforma. Os resultados deste trabalho demonstram que a revisão externa à escola contribui para que os estudantes tenham um rendimento satisfatório na prova de redação do ENEM . A partir desses resultados, podemos concluir que o envolvimento com essas correções dentro do ambiente virtual e a troca de experiências por meio das formações têm uma importância não só na vida do estudante secundarista , mas também na vida do bolsista, pois através dessas atividades é formado um profissional preocupado com princípios da cooperação e da solidariedade. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42313 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_assousa.pdf | 49,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.