Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42291
Type: | Resumo |
Title: | No compasso da cooperação: a dança como agente facilitador na introdução da aprendizagem cooperativa no ambiente escolar |
Authors: | Santos, Atila Monteiro Andrade Neto, Manoel |
Keywords: | Educação;Expressão corporal;Cooperação |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SANTOS, Atila Monteiro; ANDRADE NETO, Manoel. No compasso da cooperação: a dança como agente facilitador na introdução da aprendizagem cooperativa no ambiente escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | É da natureza do homem se expressar. Assim, desde os primórdios da humanidade, os indivíduos criam os mais diversos mecanismos para externar aquilo que estão sentindo. Dessa forma surgiu a pintura, a música, a literatura e a dança, por exemplo. Esta última vêm sendo utilizada pelo homem como forma de tradução do estado de espírito desde tempos remotos. E hoje, além de todo o movimento da cultura pop que a cerca, aderiu-se a prática da dança o caráter de bem-estar físico e emocional, fazendo com que esta torne-se popular e acessível nos mais diversos meios sociais, não fazendo distinção entre idade, sexo, etc. Nesse contexto, através de um estudo de caso realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, o presente trabalho busca verificar se a prática da dança pode funcionar como um facilitador na introdução da Aprendizagem Cooperativa no ambiente escolar. Através da explanação acerca dos princípios que regem metodologia da Aprendizagem Cooperativa associada com a observação na prática e vivência desses princípios na dança, buscou-se, com o uso de questionários, verificar se a assimilação de conceitos relacionado a metodologia ocorreu de forma satisfatória. Até o presente momento o trabalho não encontra-se concluído. Todavia, espera-se que ao fim do estudo os dados apontem que a dança apresenta-se como um meio facilitador dos conceitos básicos que cercam a Aprendizagem Cooperativa, podendo dessa forma ser utilizada como uma ferramenta de introdução da metodologia em ambientes escolares que não a conhecem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42291 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amsantos.pdf | 47,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.