Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Atila Monteiro | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T18:40:05Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T18:40:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Atila Monteiro; ANDRADE NETO, Manoel. No compasso da cooperação: a dança como agente facilitador na introdução da aprendizagem cooperativa no ambiente escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42291 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Expressão corporal | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.title | No compasso da cooperação: a dança como agente facilitador na introdução da aprendizagem cooperativa no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | É da natureza do homem se expressar. Assim, desde os primórdios da humanidade, os indivíduos criam os mais diversos mecanismos para externar aquilo que estão sentindo. Dessa forma surgiu a pintura, a música, a literatura e a dança, por exemplo. Esta última vêm sendo utilizada pelo homem como forma de tradução do estado de espírito desde tempos remotos. E hoje, além de todo o movimento da cultura pop que a cerca, aderiu-se a prática da dança o caráter de bem-estar físico e emocional, fazendo com que esta torne-se popular e acessível nos mais diversos meios sociais, não fazendo distinção entre idade, sexo, etc. Nesse contexto, através de um estudo de caso realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, o presente trabalho busca verificar se a prática da dança pode funcionar como um facilitador na introdução da Aprendizagem Cooperativa no ambiente escolar. Através da explanação acerca dos princípios que regem metodologia da Aprendizagem Cooperativa associada com a observação na prática e vivência desses princípios na dança, buscou-se, com o uso de questionários, verificar se a assimilação de conceitos relacionado a metodologia ocorreu de forma satisfatória. Até o presente momento o trabalho não encontra-se concluído. Todavia, espera-se que ao fim do estudo os dados apontem que a dança apresenta-se como um meio facilitador dos conceitos básicos que cercam a Aprendizagem Cooperativa, podendo dessa forma ser utilizada como uma ferramenta de introdução da metodologia em ambientes escolares que não a conhecem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amsantos.pdf | 47,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.