Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Atila Monteiro-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:40:05Z-
dc.date.available2019-06-03T18:40:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Atila Monteiro; ANDRADE NETO, Manoel. No compasso da cooperação: a dança como agente facilitador na introdução da aprendizagem cooperativa no ambiente escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42291-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleNo compasso da cooperação: a dança como agente facilitador na introdução da aprendizagem cooperativa no ambiente escolarpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ da natureza do homem se expressar. Assim, desde os primórdios da humanidade, os indivíduos criam os mais diversos mecanismos para externar aquilo que estão sentindo. Dessa forma surgiu a pintura, a música, a literatura e a dança, por exemplo. Esta última vêm sendo utilizada pelo homem como forma de tradução do estado de espírito desde tempos remotos. E hoje, além de todo o movimento da cultura pop que a cerca, aderiu-se a prática da dança o caráter de bem-estar físico e emocional, fazendo com que esta torne-se popular e acessível nos mais diversos meios sociais, não fazendo distinção entre idade, sexo, etc. Nesse contexto, através de um estudo de caso realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, o presente trabalho busca verificar se a prática da dança pode funcionar como um facilitador na introdução da Aprendizagem Cooperativa no ambiente escolar. Através da explanação acerca dos princípios que regem metodologia da Aprendizagem Cooperativa associada com a observação na prática e vivência desses princípios na dança, buscou-se, com o uso de questionários, verificar se a assimilação de conceitos relacionado a metodologia ocorreu de forma satisfatória. Até o presente momento o trabalho não encontra-se concluído. Todavia, espera-se que ao fim do estudo os dados apontem que a dança apresenta-se como um meio facilitador dos conceitos básicos que cercam a Aprendizagem Cooperativa, podendo dessa forma ser utilizada como uma ferramenta de introdução da metodologia em ambientes escolares que não a conhecem.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amsantos.pdf47,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.