Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
Tipo: Resumo
Título : Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
Autor : Carvalho, Andy Steward de
Costa, Marco Túlio Ferreira da
Palabras clave : Ensino;Violão;Educação
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : CARVALHO, Andy Steward de; COSTA, Marco Tulio Ferreira da. Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: A disciplina de Prática instrumental (Violão) é componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), sendo bastante procurada, todos os anos, pelos alunos ingressos. Sua finalidade é proporcionar aos estudantes o conhecimento musical e técnico sobre o instrumento que os auxiliará em suas futuras práticas docentes. O violão oferece várias possibilidades de execução, seja no acompanhamento de canções pelo uso de acordes quanto nas execuções melódicas, e ambas as situações são contempladas ao longo da disciplina, requerendo do aluno o desenvolvimento técnico musical, a compreensão de harmonização e da leitura musical, por este motivo faz-se necessária a monitoria de violão, onde o aluno terá um auxílio durante sua formação discente. O processo de aprendizagem do violão acontece de forma lenta e gradativa, por isso quanto mais tempo o aluno dedicar ao instrumento melhor será seu desempenho, desta forma a monitoria oferece ao aluno mais momentos de vivência, onde eles dispõem de horários alternativos para que possam aprimorar seus conhecimentos, através da prática diária de exercícios e revisão de assuntos estudados em sala de aula, além de proporcionar ao aluno monitor o exercício da prática docente, imprescindível para sua formação acadêmica. O monitor assume um papel muito importante na formação dos alunos e na sua própria, pois cabe a ele dar assistência ao professor da disciplina, seja em sala de aula, na elaboração de material didático com o uso de PowerPoint, na sistematização de referencial bibliográfico para uso acadêmico e transcrição de exercícios para editores de partitura, como o finale (que dá acesso aos exercícios escritos e áudios), com o objetivo de dar aos alunos um material indispensável para cada etapa de seu desenvolvimento com o instrumento. A monitoria proporciona aos alunos a oportunidade de serem mais participativos em sala de aula, melhorando a assimilação dos conteúdos por conta de um maior
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_asscarvalho.pdf48,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.