Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
Type: Resumo
Title: Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
Authors: Carvalho, Andy Steward de
Costa, Marco Túlio Ferreira da
Keywords: Ensino;Violão;Educação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CARVALHO, Andy Steward de; COSTA, Marco Tulio Ferreira da. Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: A disciplina de Prática instrumental (Violão) é componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), sendo bastante procurada, todos os anos, pelos alunos ingressos. Sua finalidade é proporcionar aos estudantes o conhecimento musical e técnico sobre o instrumento que os auxiliará em suas futuras práticas docentes. O violão oferece várias possibilidades de execução, seja no acompanhamento de canções pelo uso de acordes quanto nas execuções melódicas, e ambas as situações são contempladas ao longo da disciplina, requerendo do aluno o desenvolvimento técnico musical, a compreensão de harmonização e da leitura musical, por este motivo faz-se necessária a monitoria de violão, onde o aluno terá um auxílio durante sua formação discente. O processo de aprendizagem do violão acontece de forma lenta e gradativa, por isso quanto mais tempo o aluno dedicar ao instrumento melhor será seu desempenho, desta forma a monitoria oferece ao aluno mais momentos de vivência, onde eles dispõem de horários alternativos para que possam aprimorar seus conhecimentos, através da prática diária de exercícios e revisão de assuntos estudados em sala de aula, além de proporcionar ao aluno monitor o exercício da prática docente, imprescindível para sua formação acadêmica. O monitor assume um papel muito importante na formação dos alunos e na sua própria, pois cabe a ele dar assistência ao professor da disciplina, seja em sala de aula, na elaboração de material didático com o uso de PowerPoint, na sistematização de referencial bibliográfico para uso acadêmico e transcrição de exercícios para editores de partitura, como o finale (que dá acesso aos exercícios escritos e áudios), com o objetivo de dar aos alunos um material indispensável para cada etapa de seu desenvolvimento com o instrumento. A monitoria proporciona aos alunos a oportunidade de serem mais participativos em sala de aula, melhorando a assimilação dos conteúdos por conta de um maior
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_asscarvalho.pdf48,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.