Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226
Tipo: | Resumo |
Título : | O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
Autor : | Pereira, Clemilda de Sousa Silva, Claudia Lima da Costa, Lara Bruna Gama Bustamante Junior, Juan de Dios |
Palabras clave : | Pacce - Programa de Aprendizag;Inclusão;Acessibilidade |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | PEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. . |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cspereira.pdf | 49,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.