Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Clemilda de Sousa | - |
dc.contributor.author | Silva, Claudia Lima da | - |
dc.contributor.author | Costa, Lara Bruna Gama | - |
dc.contributor.author | Bustamante Junior, Juan de Dios | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:53:37Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pacce - Programa de Aprendizag | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. . | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cspereira.pdf | 49,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.