Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42208
Tipo: | Resumo |
Título : | Atuação dos pós-graduandos do centro de tecnologia em 2015.2 e 2016.1 |
Autor : | Oliveira, Beliza Carvalho de Dias Filho, Francisco Audísio |
Palabras clave : | PROPAG;Pós-Graduandos;Centro de Tecnologia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | OLIVEIRA, Beliza Carvalho de; DIAS FILHO, Francisco Audísio. Atuação dos pós-graduandos do centro de tecnologia em 2015.2 e 2016.1. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | O Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), é uma iniciativa da UFC na busca por um ambiente de excelência e inovação acadêmica. Desde a criação em 2015 do componente curricular obrigatório Estágio à Docência para todos os pós-graduandos da UFC, alunos de mestrado e doutorado desenvolvem projetos voltados aos cursos e aos estudantes de graduação, especialmente relacionados ao ensino e à aprendizagem, buscando aprimorar a qualidade acadêmica das diversas áreas da graduação e ainda auxiliar na sua formação docente. Deste modo, nota-se a necessidade de uma avaliação diagnóstica para saber a atuação dos pós-graduandos, entre os diversos programas disponíveis pela Universidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é traçar o perfil de atuação dos pós-graduandos do Centro de Tecnologia durante o Estágio de Docência. Para a coleta de informações utilizou-se uma plataforma eletrônica de formulários para uma consulta direta aos pós-graduandos. Analisou-se diferentes atividades executadas: a) participação em disciplinas teóricas, b) acompanhamento de práticas em laboratório, c) apoio pedagógico, d) elaboração de material didático, entre outras. Além da natureza da atividade foi solicitada ao pós-graduando uma avaliação acerca do aprendizado e experiência no Estágio à Docência. Logo, pela observação dos resultados obtidos na pesquisa, nota-se que a atividade mais escolhida é participação em disciplinas teóricas, os programas que integram o Centro de Tecnologia abrangem cerca de 3280 graduandos, em 60 disciplinas diferentes que fazem parte dos cursos de graduação da Unidade, desde Engenharia Civil, Química e Elétrica, dentre elas, as mais contempladas são Engenharia Ambiental, Termodinâmica Química, Hidráulica Aplicada, etc. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42208 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bcoliveira.pdf | 50,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.