Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Beliza Carvalho de-
dc.contributor.authorDias Filho, Francisco Audísio-
dc.date.accessioned2019-06-03T12:33:26Z-
dc.date.available2019-06-03T12:33:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Beliza Carvalho de; DIAS FILHO, Francisco Audísio. Atuação dos pós-graduandos do centro de tecnologia em 2015.2 e 2016.1. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42208-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPROPAGpt_BR
dc.subjectPós-Graduandospt_BR
dc.subjectCentro de Tecnologiapt_BR
dc.titleAtuação dos pós-graduandos do centro de tecnologia em 2015.2 e 2016.1pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), é uma iniciativa da UFC na busca por um ambiente de excelência e inovação acadêmica. Desde a criação em 2015 do componente curricular obrigatório Estágio à Docência para todos os pós-graduandos da UFC, alunos de mestrado e doutorado desenvolvem projetos voltados aos cursos e aos estudantes de graduação, especialmente relacionados ao ensino e à aprendizagem, buscando aprimorar a qualidade acadêmica das diversas áreas da graduação e ainda auxiliar na sua formação docente. Deste modo, nota-se a necessidade de uma avaliação diagnóstica para saber a atuação dos pós-graduandos, entre os diversos programas disponíveis pela Universidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é traçar o perfil de atuação dos pós-graduandos do Centro de Tecnologia durante o Estágio de Docência. Para a coleta de informações utilizou-se uma plataforma eletrônica de formulários para uma consulta direta aos pós-graduandos. Analisou-se diferentes atividades executadas: a) participação em disciplinas teóricas, b) acompanhamento de práticas em laboratório, c) apoio pedagógico, d) elaboração de material didático, entre outras. Além da natureza da atividade foi solicitada ao pós-graduando uma avaliação acerca do aprendizado e experiência no Estágio à Docência. Logo, pela observação dos resultados obtidos na pesquisa, nota-se que a atividade mais escolhida é participação em disciplinas teóricas, os programas que integram o Centro de Tecnologia abrangem cerca de 3280 graduandos, em 60 disciplinas diferentes que fazem parte dos cursos de graduação da Unidade, desde Engenharia Civil, Química e Elétrica, dentre elas, as mais contempladas são Engenharia Ambiental, Termodinâmica Química, Hidráulica Aplicada, etc.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bcoliveira.pdf50,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.