Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42034
Tipo: | TCC |
Título: | Processos que envolvem a aquisição da escrita e leitura |
Autor(es): | Caldas, Rosângela Maria Azevedo Teixeira |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem;Processo de ensino aprendizagem |
Data do documento: | 2007 |
Citação: | CALDAS, Rosângela Maria Azevedo Teixeira. Processos que envolvem a aquisição da escrita e leitura. 2007. 41f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância dos processos que compõem o processo de aprendizagem principalmente no tocante à aquisição da leitura e escrita. São citados aspectos importantes relacionados ao desenvolvimento da aprendizagem, tais como: a importância do cérebro; as relações entre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de leitura e escrita; fatores que influenciam esse processo tão rico e ao mesmo tempo tão complexo. Aborda também assuntos relacionados à evolução da escrita, ao desenvolvimento da linguagem e as metodologias de ensino mais adequadas ao desenvolvimento da aquisição de leitura e escrita. O último capítulo dá ênfase aos diferentes tipos de transtorno que causam impacto negativo na aprendizagem, principalmente, nos processos da escrita e da leitura, aborda a importância da psicopedagogia nos processos de prevenção e intervenção que, tem por objetivo, sanar ou minimizar as dificuldades de aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42034 |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_rmatcaldas.pdf | 234,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.