Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029
Tipo: | TCC |
Título : | O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
Autor : | Santos, Maria Rosiene Sousa dos |
Tutor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palabras clave : | Lingüística;Metalinguistica;Processo de ensino aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2007 |
Citación : | SANTOS, Maria Rosiene Sousa dos. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 76f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância e a pertinência dos aspectos lingüísticos e metalingüísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de considerar a concepção metalingüística das unidades gráficas, compreendidas como convenções sociais e, por conseguinte, suscetíveis de mediação. Elucidou-se que a escrita alfabética não representa os aspectos semânticos das palavras, mas sua seqüência fonológica e que, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita depende da superação do realismo nominal. Nesta perspectiva, para que uma criança consiga ler e escrever necessita, primeiramente, descobrir e compreender a natureza da relação entre a linguagem oral e escrita. Aborda também revisão bibliográfica sobre a relação entre consciência fonológica e leitura. O último capítulo dá ênfase às abordagens construtivistas e a lingüística, apresentando-as como complementares e não excludentes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029 |
Aparece en las colecciones: | EPP - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_mrssantos.pdf | 687,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.