Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41991
Type: | TCC |
Title: | Reabilitação cognitiva em crianças portadoras de déficits de desenvolvimento decorrentes de paralisia cerebral |
Authors: | Paz, Ilda Valéria de Araújo Paschoal |
Keywords: | Paralisia Cerebral (PC);Deficiência;Processo de ensino aprendizagem |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | PAZ, Ilda Valéria de Araújo Paschoal. Reabilitação cognitiva em crianças portadoras de déficits de desenvolvimento decorrentes de paralisia cerebral. 2006. 72f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo se propôs a refletir acerca da Paralisia Cerebral (PC) e os déficits cognitivos por ela ocasionados. Os pacientes portadores deste problema apresentam, muitas vezes, deficiências em múltiplas áreas, no entanto este trabalho limitou-se a abordagem das questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e aprendizagem destes indivíduos. Após esclarecer os fatores causadores da PC e os déficits por ela ocasionados, este trabalho monográfico faz uma reflexão acerca da reabilitação cognitiva, a partir do surgimento desta modalidade de atuação psicopedagógica e os avanços que vem sofrendo ao longo do processo de evolução das neurociências. São apresentadas ainda neste estudo técnicas e estratégias de intervenção em determinadas áreas do desenvolvimento cognitivo, visando contribuir com o processo de readaptação desses sujeitos ao meio em que vivem, reabilitando funções afetadas pela lesão ou mesmo substituindo-as por outras que o sujeito possa desenvolver a partir das áreas preservadas pelo acidente cerebral. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41991 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_ivappaz.pdf | 592,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.