Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942
Type: | TCC |
Title: | Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças |
Authors: | Cavalcante, Tereza Eyla Alves |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Conecimento;Afetividade- Inteligência;Auto-estima |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | CAVALCANTE, Tereza Eyla Alves. Importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças. 2005. 74f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Neste trabalho monográfico, procurou-se analisar principalmente a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem, baseando-se no afeto que é o princípio norteador da auto-estima. Em seguida discuti-se o desenvolvido do vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o auto-controle da criança e seu bem estar são conquistas significativas. Aborda-se também, o trabalho psicopedagógico e a valorização das relações afetivas na aprendizagem, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante analisar foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Concluindo, as razões apresentadas nesse trabalho levam a acreditar que contribuir para o desenvolvimento da capacidade afetiva e cognitiva expandida através da contínua construção, possibilita as crianças tornarem capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41942 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_teacavalcante.pdf | 459,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.