Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41941
Tipo: TCC
Título: Fatores da avaliação do processo ensino-aprendizagem nas dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Silva, Soraya Ferreira
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Instituições de educação
Data do documento: 2005
Citação: SILVA, Soraya Ferreira. Fatores da avaliação do processo ensino-aprendizagem nas dificuldades de aprendizagem. 2005. 58f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Esta pesquisa de revisão bibliográfica propõe instrumentos de avaliação do ensino-aprendizagem, vinculando-os, significativamente, ao processo pedagógico e à tarefa educativa da escola. A identificação dos aspectos relevantes para este processo de avaliação, possibilitou uma melhor visão do papel dos professores, pais e da sociedade no processo de uma aprendizagem de sucesso ou insatisfatória. A escola, como instituição mediadora de conhecimento, e a família impingem expectativas e valores nos alunos impondo-lhes tarefas que, na maioria das vezes, encontram-se em desarmonia com suas capacidades, aptidões e visão de mundo. Confirmando assim, a dificuldade das instituições educacionais quanto ao preparo tanto para avaliar a aprendizagem do aluno, como para discernir sobre as diferenças e a complexidade dos distúrbios emocionais, aspectos sociais e outros aspectos que influenciam na aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41941
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_sfsilva.pdf320,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.