Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41895
Type: | TCC |
Title: | Avaliação da aprendizagem |
Authors: | Oliveira, Laura Gomes de |
Advisor: | Castro Filho, José Aires de |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Educação Infantil |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | OLIVEIRA, Laura Gomes de. Avaliação da aprendizagem. 2005. 45f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho irá tratar de questões envolvendo o processo avaliativo nas escolas. Pretende-se com este trabalho abordar um assunto se não controverso, de difícil unanimidade principalmente na sua aplicação. O processo de avaliação nos dias atuais confere um caráter classificatório ao desempenho dos alunos, suas implicações por tal interferem até mesmo na auto-estima das crianças. Procurou-se enfatizar além do método tradicional de avaliação, os métodos alternativos ou aqueles que diagnosticam o aluno sob um aspecto mais amplo, como a avaliação formativa. O objetivo desta abordagem e deste trabalho é o de contribuir para a literatura que visa sensibilizar os educadores para o fato de que seu desempenho também está sob avaliação quando se confere uma nota a um aluno. O trabalho aborda inicialmente uma exposição dos aspectos conceituais e teóricos da avaliação, fazendo-se uma alusão às principais características da avaliação, as relações sociais advindas da avaliação, o valor do erro no processo de avaliação e, para a finalização do capitulo,uma abordagem sobre avaliação normativa. Neste contexto o trabalho segue em um segundo capitulo que se propõe a contextualizar os aspectos relevantes do exercício da avaliação, de forma que aborda a observação como ferramenta da avaliação, o conhecimento avaliado na escola e a avaliação psicopedagógica. O trabalho é finalizado em um terceiro capitulo que aborda os principais erros ou falhas que podem incorrer em uma avaliação, como a pesca ou cola, a avaliação centrada em um unico assunto, etc. Ao final apresentam-se as considerações finais que expressam as impressões da autora sobre o assunto. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41895 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_lgoliveira.pdf | 278,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.