Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41890
Type: TCC
Title: Participação do professor no desenvolvimento emocional da criança
Authors: Ferreira, Juliana Pinheiro
Advisor: Agrello, Marisa Pascarelli
Keywords: Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem;Rendimento Infantil
Issue Date: 2005
Citation: FERREIRA, Juliana Pinheiro. Participação do professor no desenvolvimento emocional da criança. 2005. 61f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho faz um estudo de crianças com rendimento educacional prejudicado em virtude de problemas de ordem emocional o que gera na família e na escola, um conjunto de preocupações. Frente a citada realidade é que se justifica o interesse pelo desenvolvimento deste estudo, o qual por meio de uma apreciação bibliográfica baseada em autores como Alencar, Barbosa, Solé, Libâneo, Piaget, Saviani, Visca e outros, propõe fazer uma apreciação sobre o tema, visando desta forma, destacar a importância que familia e a escola possui neste contexto. Na atualidade, conforme se pode observar nos trabalhos educacionais é exigido por parte do professor uma participação integral no âmbito do processo de ensinoaprendizagem, postulando superar ou, pelo menos amenizar as dificuldades de aprendizagem do educando acometido de algum distúrbio emocional. Nessa esfera de estudo é que tem se destacado a participação da Psicopedagogia, tendo esta na sua base de ação a proposta de interferir no processo de aprendizagem, oferecendo ao educando o poder de atingir sucesso e êxito na sua vida escolar, sendo o professor o mediador deste processo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41890
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_jpferreira.pdf330,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.