Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862
Type: | TCC |
Title: | Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
Authors: | Justa, Regina Angela Esteves da |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Educação;Processo ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | JUSTA, Regina Angela Esteves da. Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pisicopedagogia nasceu na década de sessenta e se legitimava pela necessidade de atendimento mais especifico às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Até então atendidos por profissionais da medicina e da psicologia. Estes acabavam tendo visão reducionista do problema tido como algo pouco compreendido, por falta de um conhecimento especializado sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A psicopedagogia evoluiu paralelo aos estudos na área educacional. O surgimento de novas teorias na área da lingüística e psicolingüística, do desenvolvimento humano proposto por Ferreiro (1992) bem como a nova visão sobre os diversos tipos de inteligências de Gadner (1994) e a aplicação da técnica de grupos operativos de Pichon-Riviere (1996),permitiu uma concepção mais complexa dos fatores que envolvem o processo de aprendizagem. Nesse contexto a psicopedagogia surge como uma aliada de demais ciências e abre outras instâncias profissionais em sua atuação, além do espaço clínico, como a escola, a família, a empresa e a psicopedagogia hospitalar |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_raesjusta.pdf | 552,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.