Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Justa, Regina Angela Esteves da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T12:08:29Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T12:08:29Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | JUSTA, Regina Angela Esteves da. Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pisicopedagogia nasceu na década de sessenta e se legitimava pela necessidade de atendimento mais especifico às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Até então atendidos por profissionais da medicina e da psicologia. Estes acabavam tendo visão reducionista do problema tido como algo pouco compreendido, por falta de um conhecimento especializado sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A psicopedagogia evoluiu paralelo aos estudos na área educacional. O surgimento de novas teorias na área da lingüística e psicolingüística, do desenvolvimento humano proposto por Ferreiro (1992) bem como a nova visão sobre os diversos tipos de inteligências de Gadner (1994) e a aplicação da técnica de grupos operativos de Pichon-Riviere (1996),permitiu uma concepção mais complexa dos fatores que envolvem o processo de aprendizagem. Nesse contexto a psicopedagogia surge como uma aliada de demais ciências e abre outras instâncias profissionais em sua atuação, além do espaço clínico, como a escola, a família, a empresa e a psicopedagogia hospitalar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_raesjusta.pdf | 552,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.