Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41857
Tipo: | TCC |
Título: | Estratégias de arte e educação na socialização de adolescentes carentes |
Autor(es): | Paiva, Maria de Lourdes Leite |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Vocabulário educacional;Processo ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | PAIVA, Maria de Lourdes Leite. Estratégias de arte e educação na socialização de adolescentes carentes. 2005. 54f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Resumo: | Nestas últimas décadas do século XX e início do século XXI, os termos educação através da arte e arte-educação vêm-se incorporando ao vocabulário educacional. Ocupando um espaço equivalente ao da disciplina trabalhada no sistema formal de ensino brasileiro, desde 1971, com o nome educação artística. Num primeiro momento pode-se achar que essas abordagens são idênticas, apenas se diferenciando pela nomenclatura. Mas ao buscar as razões epistemológicas e concepções teóricas que as embasaram, verifica-se que compartilham apenas a mesma finalidade, ou seja, arte dentro do sistema educacional. A educação através da arte é, na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo, total dentro dos moldes do pensamento idealista e democrático. Valorizando o ser humano os aspectos intelectuais, morais e estéticos, procura despertar sua consciência individual, harmonizada ao grupo social ao qual pertence. Apesar de todos os esforços para o desenvolvimento de um ser artístico na escola, verifica-se que a arte – historicamente produzida e em produção pela humanidade - ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria das crianças e adolescentes brasileiros. Este documento monográfico discute o tema abordando a relação da arte com o processo de aprendizagem. Discute suas correlações com a produção em arte no campo educacional e psicossocial; circunscrevendo a ação das artes na prática educativa, destacando as linguagens artísticas e suas questões, relativas ao ensino e à aprendizagem. Aponta o uso da arte como estimulante do jovem adolescente na percepção, compreensão do mundo e relação social. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41857 |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_mllpaiva.pdf | 374 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.