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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorPaiva, Maria de Lourdes Leite-
dc.date.accessioned2019-05-22T11:48:24Z-
dc.date.available2019-05-22T11:48:24Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPAIVA, Maria de Lourdes Leite. Estratégias de arte e educação na socialização de adolescentes carentes. 2005. 54f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41857-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVocabulário educacionalpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias de arte e educação na socialização de adolescentes carentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNestas últimas décadas do século XX e início do século XXI, os termos educação através da arte e arte-educação vêm-se incorporando ao vocabulário educacional. Ocupando um espaço equivalente ao da disciplina trabalhada no sistema formal de ensino brasileiro, desde 1971, com o nome educação artística. Num primeiro momento pode-se achar que essas abordagens são idênticas, apenas se diferenciando pela nomenclatura. Mas ao buscar as razões epistemológicas e concepções teóricas que as embasaram, verifica-se que compartilham apenas a mesma finalidade, ou seja, arte dentro do sistema educacional. A educação através da arte é, na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo, total dentro dos moldes do pensamento idealista e democrático. Valorizando o ser humano os aspectos intelectuais, morais e estéticos, procura despertar sua consciência individual, harmonizada ao grupo social ao qual pertence. Apesar de todos os esforços para o desenvolvimento de um ser artístico na escola, verifica-se que a arte – historicamente produzida e em produção pela humanidade - ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria das crianças e adolescentes brasileiros. Este documento monográfico discute o tema abordando a relação da arte com o processo de aprendizagem. Discute suas correlações com a produção em arte no campo educacional e psicossocial; circunscrevendo a ação das artes na prática educativa, destacando as linguagens artísticas e suas questões, relativas ao ensino e à aprendizagem. Aponta o uso da arte como estimulante do jovem adolescente na percepção, compreensão do mundo e relação social.pt_BR
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