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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41809
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Desenvolvimento do raciocínio clínico de enfermeiros de um serviço hospitalar de emergência |
Título en inglés: | Development of the clinical reasoning of nurses of an emergency hospital service |
Autor : | Menegon, Fernando Henrique Antunes Santos, José Luís Guedes dos Gonçalves, Natália Kahl, Carolina Barreto, Mayckel da Silva Gelbcke, Francine Lima |
Palabras clave : | Tomada de Decisão Clínica;Pensamento;Organização e Administração;Enfermagem em Emergência;Serviço Hospitalar de Emergência |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Rev Rene |
Citación : | MENEGON, Fernando Henrique Antunes et al. Desenvolvimento do raciocínio clínico de enfermeiros de um serviço hospitalar de emergência. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e40249, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: compreender o desenvolvimento do raciocínio clínico de enfermeiros de um serviço hospitalar de emergência. Métodos: pesquisa qualitativa, com referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, com amostragem teórica de 21 participantes e análise mediante codificação substantiva e teórica. Resultados: identificou-se a categoria central Sabendo o que fazer, e quatro categorias conceituais: 1) Descobrindo as atribuições do enfermeiro no serviço de emergência; 2) Aprimorando o raciocínio clínico por meio da experiência profissional; 3) Prestando assistência com qualidade e segurança para o paciente; e 4) Conquistando reconhecimento profissional da equipe de saúde. Conclusão: o desenvolvimento do raciocínio clínico do enfermeiro é um processo gradativo e experiencial cumulativo de “saber o que fazer” em emergência. Baseia-se no trabalho colaborativo com a equipe de saúde e na aquisição de conhecimentos técnico-científicos para realização de assistência qualificada a pacientes. |
Abstract: | Objective: to understand the development of the clinical reasoning of nurses working in an emergency hospital service. Methods: qualitative research, with methodological reference of the Grounded Theory. Data collection took place through interviews, with a theoretical sample of 21 participants and analysis using substantive and theoretical coding. Results: the central category was identified as Knowing what to do, and four conceptual categories: 1) Uncovering the nurse’s duties in the emergency service; 2) Improving clinical reasoning through professional experience; 3) Providing care with quality and safety for the patient; and 4) Conquering professional recognition from the health team. Conclusion: the development of nurses’ clinical reasoning is a cumulative, experiential, and gradual process of knowing what to do in an emergency. It is based on the collaborative work with the health team and on the acquisition of technical-scientific knowledge to perform qualified assistance to patients. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41809 |
ISSN : | 2175-6783 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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