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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Menegon, Fernando Henrique Antunes | - |
dc.contributor.author | Santos, José Luís Guedes dos | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Natália | - |
dc.contributor.author | Kahl, Carolina | - |
dc.contributor.author | Barreto, Mayckel da Silva | - |
dc.contributor.author | Gelbcke, Francine Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T11:34:07Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21T11:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MENEGON, Fernando Henrique Antunes et al. Desenvolvimento do raciocínio clínico de enfermeiros de um serviço hospitalar de emergência. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e40249, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41809 | - |
dc.description.abstract | Objective: to understand the development of the clinical reasoning of nurses working in an emergency hospital service. Methods: qualitative research, with methodological reference of the Grounded Theory. Data collection took place through interviews, with a theoretical sample of 21 participants and analysis using substantive and theoretical coding. Results: the central category was identified as Knowing what to do, and four conceptual categories: 1) Uncovering the nurse’s duties in the emergency service; 2) Improving clinical reasoning through professional experience; 3) Providing care with quality and safety for the patient; and 4) Conquering professional recognition from the health team. Conclusion: the development of nurses’ clinical reasoning is a cumulative, experiential, and gradual process of knowing what to do in an emergency. It is based on the collaborative work with the health team and on the acquisition of technical-scientific knowledge to perform qualified assistance to patients. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Tomada de Decisão Clínica | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Organização e Administração | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem em Emergência | pt_BR |
dc.subject | Serviço Hospitalar de Emergência | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do raciocínio clínico de enfermeiros de um serviço hospitalar de emergência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: compreender o desenvolvimento do raciocínio clínico de enfermeiros de um serviço hospitalar de emergência. Métodos: pesquisa qualitativa, com referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, com amostragem teórica de 21 participantes e análise mediante codificação substantiva e teórica. Resultados: identificou-se a categoria central Sabendo o que fazer, e quatro categorias conceituais: 1) Descobrindo as atribuições do enfermeiro no serviço de emergência; 2) Aprimorando o raciocínio clínico por meio da experiência profissional; 3) Prestando assistência com qualidade e segurança para o paciente; e 4) Conquistando reconhecimento profissional da equipe de saúde. Conclusão: o desenvolvimento do raciocínio clínico do enfermeiro é um processo gradativo e experiencial cumulativo de “saber o que fazer” em emergência. Baseia-se no trabalho colaborativo com a equipe de saúde e na aquisição de conhecimentos técnico-científicos para realização de assistência qualificada a pacientes. | pt_BR |
dc.title.en | Development of the clinical reasoning of nurses of an emergency hospital service | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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