Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41674
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Da discussão do amor à prática filosófica e do filosofar |
Authors: | Vieira, Jociel Nunes Pereira, Rosemare dos Santos Soares, Emanoel Luís Roque |
Keywords: | Amor;Prática filosófica;Filosofar;Diálogo interdisciplinar |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | IMPRECE |
Citation: | VIEIRA, Jociel Nunes; PEREIRA, Rosemare dos Santos; SOARES, Emanoel Luís Roque. Da discussão do amor à prática filosófica e do filosofar. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1256-1268. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Tendo em vista que a Filosofia, seu ensino e sua forma de condução para a aprendizagem deve se enquadrar no modelo proposto pela instituição escolar, faz-se necessário, diante disto, que esta área do conhecimento não perca de vista sua identidade em meio às outras áreas. A antiga discussão de que a Filosofia é a “mãe” de todas as ciências, ainda persiste no meio escolar e acadêmico. Este não será nosso foco de discussão, mas sim, atentarmo-nos que ela é a “irmã” das outras áreas, uma vez que, assim, o diálogo interdisciplinar será mais facilmente trabalhado. Um grande fato a ser notado, é que a Filosofia em seus espaços passa por uma crise de identidade: ela está ali para “dominar” as demais? para “fingir” ser a menor de todas? ou para contribuir para o seu próprio desenvolvimento e das demais? [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41674 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_jnvieirarspereira.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.