Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
Tipo: Artigo de Evento
Título : A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
Autor : Araújo, Aldevane de Almeida
Soares, Emanoel Luís Roque
Palabras clave : Jesuítas;Ensino filosófico brasileiro;História da filosofia;Escolástica jesuíta
Fecha de publicación : 2014
Editorial : IMPRECE
Citación : ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luís Roque. A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1199-1211.
Resumen en portugués brasileño: A filosofia que faz parte dos ensinamentos educacionais desde o Brasil Colônia inicia-se sendo elitizada para o clero e doutrinações religiosas, posteriormente para os senhores, políticos e poderes econômicos vigentes, sempre sendo ocultada das camadas populares, tinham como objetivo evitar sua popularização e posteriores revoltas; o que os senhores temiam ao deixar a filosofia se popularizar era que a população pudesse provocar manifestações e posterior perda do poder colonialista que já estava estabelecido. Por ser uma disciplina que traz temas de reflexões sobre dominação, subalternidade, política, direitos etc. acontecimentos que eram presentes no cotidiano desse povo, por esses motivos quem tinha acesso ao ensino de filosofia era a elite dominante: os senhores, filhos de senhores e o clero. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
ISBN : 978-85-8126-065-5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_aaaraujoelrsoares.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.