Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41666
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativo |
Autor(es): | Pereira, Diego Grecco Jesus, Josivane Maria dos Santos de Damasceno, Priscila Andrade |
Palavras-chave: | Filosofia;Arte;Crianças;Novo paradigma de educação |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | PEREIRA, Diego Grecco; JESUS, Josivane Maria dos Santos de; DAMASCENO, Priscila Andrade. A filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1166-1177. |
Resumo: | Atualmente no Brasil e no mundo, buscam-se pessoas crítica e inovadora, aberta a novidades para que com isso façam transformações em determinadas situações desesperadora, por exemplo: guerras, atentados, pobreza e etc. É pensando sobre esses problemas, que entra a participação das crianças. Sua curiosidade em querer descobrir novas experiências, através da fase dos “porquês”, faz com quer conheçam mais. O professor e filosofo norte-americano e educador Matthew Lipmann criou em 1960 o Programa Filosofia para crianças, que aos poucos constitui um novo paradigma de educação: uma pratica reflexiva e investigativa, após o filósofo em questão perceber que nas universidades pelo qual ensinava as disciplinas filosóficas havia certo desinteresse e uma maneira diferente dos estudantes se perceberem no âmbito educacional pela qual vivenciavam agora, por isso pensou através de seus escritos a importância da filosofia e que o ensino de filosofia seria melhor e mais atrativo se começasse bem antes do ensino médio ou se já que nas series iniciais fossem abordadas a filosofia nos fundamentais I e II proporcionando aosestudantes um movimento continuo entre filosofia e o mundo real pelo qual vivenciavam todos os dias dentro e fora do âmbito escolar. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41666 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_dgpereirajmsjesus.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.