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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Diego Grecco-
dc.contributor.authorJesus, Josivane Maria dos Santos de-
dc.contributor.authorDamasceno, Priscila Andrade-
dc.date.accessioned2019-05-15T11:10:50Z-
dc.date.available2019-05-15T11:10:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEREIRA, Diego Grecco; JESUS, Josivane Maria dos Santos de; DAMASCENO, Priscila Andrade. A filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1166-1177.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41666-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectNovo paradigma de educaçãopt_BR
dc.titleA filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente no Brasil e no mundo, buscam-se pessoas crítica e inovadora, aberta a novidades para que com isso façam transformações em determinadas situações desesperadora, por exemplo: guerras, atentados, pobreza e etc. É pensando sobre esses problemas, que entra a participação das crianças. Sua curiosidade em querer descobrir novas experiências, através da fase dos “porquês”, faz com quer conheçam mais. O professor e filosofo norte-americano e educador Matthew Lipmann criou em 1960 o Programa Filosofia para crianças, que aos poucos constitui um novo paradigma de educação: uma pratica reflexiva e investigativa, após o filósofo em questão perceber que nas universidades pelo qual ensinava as disciplinas filosóficas havia certo desinteresse e uma maneira diferente dos estudantes se perceberem no âmbito educacional pela qual vivenciavam agora, por isso pensou através de seus escritos a importância da filosofia e que o ensino de filosofia seria melhor e mais atrativo se começasse bem antes do ensino médio ou se já que nas series iniciais fossem abordadas a filosofia nos fundamentais I e II proporcionando aosestudantes um movimento continuo entre filosofia e o mundo real pelo qual vivenciavam todos os dias dentro e fora do âmbito escolar. [...]pt_BR
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