Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41666
Tipo: Artigo de Evento
Título: A filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativo
Autor(es): Pereira, Diego Grecco
Jesus, Josivane Maria dos Santos de
Damasceno, Priscila Andrade
Palavras-chave: Filosofia;Arte;Crianças;Novo paradigma de educação
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: PEREIRA, Diego Grecco; JESUS, Josivane Maria dos Santos de; DAMASCENO, Priscila Andrade. A filosofia para crianças e arte uma perspectiva filosófica para o pensar educativo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1166-1177.
Resumo: Atualmente no Brasil e no mundo, buscam-se pessoas crítica e inovadora, aberta a novidades para que com isso façam transformações em determinadas situações desesperadora, por exemplo: guerras, atentados, pobreza e etc. É pensando sobre esses problemas, que entra a participação das crianças. Sua curiosidade em querer descobrir novas experiências, através da fase dos “porquês”, faz com quer conheçam mais. O professor e filosofo norte-americano e educador Matthew Lipmann criou em 1960 o Programa Filosofia para crianças, que aos poucos constitui um novo paradigma de educação: uma pratica reflexiva e investigativa, após o filósofo em questão perceber que nas universidades pelo qual ensinava as disciplinas filosóficas havia certo desinteresse e uma maneira diferente dos estudantes se perceberem no âmbito educacional pela qual vivenciavam agora, por isso pensou através de seus escritos a importância da filosofia e que o ensino de filosofia seria melhor e mais atrativo se começasse bem antes do ensino médio ou se já que nas series iniciais fossem abordadas a filosofia nos fundamentais I e II proporcionando aosestudantes um movimento continuo entre filosofia e o mundo real pelo qual vivenciavam todos os dias dentro e fora do âmbito escolar. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41666
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_dgpereirajmsjesus.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.