Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41607
Tipo: | TCC |
Título: | A avaliação do ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Mesquita, Vera Maria Benevides |
Orientador: | Trompieri Filho, Nicolino |
Palavras-chave: | Processo ensino aprendizagem;Democratização do ensino;Qualidade no ensino |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | MESQUITA, Vera Maria Benevides. A avaliação do ensino e aprendizagem. 2010. 39f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Resumo: | O estudo sobre avaliação do ensino e aprendizagem em uma pesquisa bibliográfica realizada em obras de alguns autores, que versam sobre o assunto e tem como objetivo avaliar as diferentes concepções, procedimentos e ferramentas de avaliação presente no cotidiano escolar. A pesquisa aliada ao empirismo versou sobre a avaliação educacional, analisando abordagens várias, desde a tradicional à libertadora. A avaliação com o seu significativo valor, o discente toma consciência do seu nível de conhecimento, dos seus erro em relação a aprendizagem. Segundo, Domingos Fernandes relata diferentes perspectiva de avaliação, que orientarão aos docentes a desenvolverem teoricamente a avaliação na sala de aula, ele cita “Guba & Lincoln ( 1989 ), que distinguem quatro gerações: Na primeira geração, a avaliação como medida; Na segunda geração, a avaliação como descrição; Na terceira geração, como juízo de valor; Na quarta geração, a avaliação como negociação e construção social do conhecimento e os processos cognitivos, sociais e culturais. A avaliação deve utilizar métodos predominantemente qualitativos, não se pondo de parte a utilização de métodos quantitativos. As funções da avaliação, segundo Luckesi inicia com a democratização do ensino para construir sua proposta de avaliação diagnóstica: Democrática ao acesso à educação escolar; Permanência do aluno na escola; A qualidade do ensino. A importância da formação do professor, que muito tem a ver com o sucesso ou insucesso do ensino-aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41607 |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_vmbmesquita.pdf | 145,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.