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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41607
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Trompieri Filho, Nicolino | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Vera Maria Benevides | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T14:52:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T14:52:23Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Vera Maria Benevides. A avaliação do ensino e aprendizagem. 2010. 39f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41607 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Qualidade no ensino | pt_BR |
dc.title | A avaliação do ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo sobre avaliação do ensino e aprendizagem em uma pesquisa bibliográfica realizada em obras de alguns autores, que versam sobre o assunto e tem como objetivo avaliar as diferentes concepções, procedimentos e ferramentas de avaliação presente no cotidiano escolar. A pesquisa aliada ao empirismo versou sobre a avaliação educacional, analisando abordagens várias, desde a tradicional à libertadora. A avaliação com o seu significativo valor, o discente toma consciência do seu nível de conhecimento, dos seus erro em relação a aprendizagem. Segundo, Domingos Fernandes relata diferentes perspectiva de avaliação, que orientarão aos docentes a desenvolverem teoricamente a avaliação na sala de aula, ele cita “Guba & Lincoln ( 1989 ), que distinguem quatro gerações: Na primeira geração, a avaliação como medida; Na segunda geração, a avaliação como descrição; Na terceira geração, como juízo de valor; Na quarta geração, a avaliação como negociação e construção social do conhecimento e os processos cognitivos, sociais e culturais. A avaliação deve utilizar métodos predominantemente qualitativos, não se pondo de parte a utilização de métodos quantitativos. As funções da avaliação, segundo Luckesi inicia com a democratização do ensino para construir sua proposta de avaliação diagnóstica: Democrática ao acesso à educação escolar; Permanência do aluno na escola; A qualidade do ensino. A importância da formação do professor, que muito tem a ver com o sucesso ou insucesso do ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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