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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorMesquita, Vera Maria Benevides-
dc.date.accessioned2019-05-13T14:52:23Z-
dc.date.available2019-05-13T14:52:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMESQUITA, Vera Maria Benevides. A avaliação do ensino e aprendizagem. 2010. 39f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41607-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectQualidade no ensinopt_BR
dc.titleA avaliação do ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo sobre avaliação do ensino e aprendizagem em uma pesquisa bibliográfica realizada em obras de alguns autores, que versam sobre o assunto e tem como objetivo avaliar as diferentes concepções, procedimentos e ferramentas de avaliação presente no cotidiano escolar. A pesquisa aliada ao empirismo versou sobre a avaliação educacional, analisando abordagens várias, desde a tradicional à libertadora. A avaliação com o seu significativo valor, o discente toma consciência do seu nível de conhecimento, dos seus erro em relação a aprendizagem. Segundo, Domingos Fernandes relata diferentes perspectiva de avaliação, que orientarão aos docentes a desenvolverem teoricamente a avaliação na sala de aula, ele cita “Guba & Lincoln ( 1989 ), que distinguem quatro gerações: Na primeira geração, a avaliação como medida; Na segunda geração, a avaliação como descrição; Na terceira geração, como juízo de valor; Na quarta geração, a avaliação como negociação e construção social do conhecimento e os processos cognitivos, sociais e culturais. A avaliação deve utilizar métodos predominantemente qualitativos, não se pondo de parte a utilização de métodos quantitativos. As funções da avaliação, segundo Luckesi inicia com a democratização do ensino para construir sua proposta de avaliação diagnóstica: Democrática ao acesso à educação escolar; Permanência do aluno na escola; A qualidade do ensino. A importância da formação do professor, que muito tem a ver com o sucesso ou insucesso do ensino-aprendizagem.pt_BR
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