Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41604
Tipo: | TCC |
Título : | Recursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagem |
Autor : | Nascimento, Maria Solange do |
Tutor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palabras clave : | Artes;Educação;Ensino |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | NASCIMENTO, Maria Solange do. Recursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagem. 2010. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | O objeto de estudo desta monografia é o uso de recursos artísticos na sala de aula com fins de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do professor no que concerne a melhoria do processo ensino aprendizagem.Objetivou-se neste trabalho analisar, a luz da teoria, como os recursos artísticos podem contribuir com as metodologias de ensino para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se ainda, apresentar aos professores alguns recursos artísticos para serem usados em sala de aula, demonstrando sua aplicabilidade no desenvolvimento cognitivo dos alunos. A abordagem do tema dividiu-se em três partes que se complementam, a saber: no primeiro capítulo foram apresentadas diferentes teorias da aprendizagem que justificam o uso da artes na sala de aula como um recurso pedagógico; no segundo capítulo foi abordada a interrelação entre a arte e a educação, e por fim, no terceiro capítulo foi demonstrado situações que ilustram o uso dos recursos artísticos na sala de aula. Quanto as contribuições deste estudo, destaca-se primeiramente as transformações ocorridas no processo particular de formação pessoal. Posto que, antes ao trabalhar com o ensino de artes o fazia mais por afinidade, sem, no entanto, compreender as inúmeras contribuições inerentes ao ensino de artes. O estudo realizado favoreceu a compreensão das inúmeras habilidades explícitas e implícitas inerentes ao ensino de artes. Espera-se que as informações aqui sistematizadas e disponibilizadas possam ser úteis à formação e a prática de outros professores. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41604 |
Aparece en las colecciones: | EDES - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_msnascimento.pdf | 24,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.