Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41604
Type: | TCC |
Title: | Recursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagem |
Authors: | Nascimento, Maria Solange do |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Artes;Educação;Ensino |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | NASCIMENTO, Maria Solange do. Recursos artísticos potencializadores do processo de ensino aprendizagem. 2010. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objeto de estudo desta monografia é o uso de recursos artísticos na sala de aula com fins de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do professor no que concerne a melhoria do processo ensino aprendizagem.Objetivou-se neste trabalho analisar, a luz da teoria, como os recursos artísticos podem contribuir com as metodologias de ensino para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se ainda, apresentar aos professores alguns recursos artísticos para serem usados em sala de aula, demonstrando sua aplicabilidade no desenvolvimento cognitivo dos alunos. A abordagem do tema dividiu-se em três partes que se complementam, a saber: no primeiro capítulo foram apresentadas diferentes teorias da aprendizagem que justificam o uso da artes na sala de aula como um recurso pedagógico; no segundo capítulo foi abordada a interrelação entre a arte e a educação, e por fim, no terceiro capítulo foi demonstrado situações que ilustram o uso dos recursos artísticos na sala de aula. Quanto as contribuições deste estudo, destaca-se primeiramente as transformações ocorridas no processo particular de formação pessoal. Posto que, antes ao trabalhar com o ensino de artes o fazia mais por afinidade, sem, no entanto, compreender as inúmeras contribuições inerentes ao ensino de artes. O estudo realizado favoreceu a compreensão das inúmeras habilidades explícitas e implícitas inerentes ao ensino de artes. Espera-se que as informações aqui sistematizadas e disponibilizadas possam ser úteis à formação e a prática de outros professores. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41604 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_msnascimento.pdf | 24,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.