Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41599
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Efeitos de intervenção educativa no conhecimento e atitude sobre detecção precoce do câncer de mama |
Título en inglés: | Effects of educational intervention on knowledge and attitude on early detection of breast cancer |
Autor : | Alves, Pricilla Cândido Ferreira, Iarlla Silva Santos, Míria Conceição Lavinas Almeida, Adrielle Oliveira Azevedo de Fernandes, Ana Fátima Carvalho |
Palabras clave : | Neoplasias da Mama;Prevenção Secundária;Entrevista Motivacional;Conhecimento |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Rev Rene |
Citación : | ALVES, Pricilla Cândido et al. Efeitos de intervenção educativa no conhecimento e atitude sobre detecção precoce do câncer de mama. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e40765, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: comparar conhecimento e atitude de mulheres em relação à detecção precoce do câncer de mama, antes e após aplicação de intervenção educativa. Métodos: estudo quase-experimental, realizado com 91 mulheres. Através da aplicação de intervenção educativa, as mulheres foram divididas em quatro grupos de educação em saúde. O material educativo utilizado foi um folder informativo sobre detecção precoce do câncer de mama, associado à técnica de entrevista motivacional breve. Resultados: a intervenção educativa associada à entrevista motivacional breve promoveu aumento da adequação do conhecimento (p=0,001) e da atitude (p=0,007). Conclusão: a intervenção educativa foi capaz de elevar o percentual de adequabilidade do conhecimento e da atitude de mulheres em relação à detecção precoce do câncer de mama. |
Abstract: | Objective: to compare the knowledge and attitude of women in relation to the early detection of breast cancer, before and after the application of educational intervention. Methods: a quasi-experimental study was conducted with 91 women. Through the application of educational intervention, women were divided into four groups of health education. The educational material used was an informative folder on the early detection of breast cancer, associated to the brief motivational interview technique. Results: the educational intervention associated to the brief motivational interview promoted an increase in the adequacy of knowledge (p=0.001) and attitude (p=0.007). Conclusion: the educational intervention was able to increase the percentage of adequacy of the knowledge and the attitude of women in relation to the early detection of breast cancer. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41599 |
ISSN : | 2175-6783 (On line) |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_pcalves.pdf | 191,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.