Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596
Type: | TCC |
Title: | Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios |
Authors: | Frota, Irandir Rodrigues |
Advisor: | Lima, Marcos Antonio Martins |
Keywords: | Andragogia;Educação de adultos;Processo de ensino aprendizagem |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | FROTA, Irandir Rodrigues. Andragogia na educação profissional: contribuições e desafios. 2010. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A andragogia é a arte ou a ciência de orientar adultos a aprender. O modelo andragógico foi formulado por Knowles a partir de 1935, só em 1980 a teoria tem um modelo definido e constituído sob três fontes de dados: o indivíduo, a organização e a sociedade. A educação de adultos passou a merecer atenção a partir de experiências realizadas com a alfabetização e com treinamento empresarial. A maior diferença em relação a outras teorias é a relação entre o facilitador e o aprendiz. O facilitador está sempre presente nesse processo e o aprendiz adulto é responsável ativo e participante de sua aprendizagem. Os princípios básicos da andragogia são: necessidade de aprender, autoconceito, experiência prévia, prontidão, orientação para aprendizagem e a motivação dos adultos aprendizes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, através da análise e interpretação de diferentes construções teóricas e aplicadas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41596 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_irfrota.pdf | 535,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.