Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41588
Type: | TCC |
Title: | A relação professor-aluno e a prática educativa no ensino superior |
Authors: | Ribeiro, Andréa Barreto |
Advisor: | Viana, Tania Vicente |
Keywords: | Docência universitária;Processo ensino-aprendizagem;Relação professor-aluno |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | RIBEIRO, Andréa Barreto. A relação professor-aluno e a prática educativa no ensino superior. 2010. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As exigências solicitadas pelo contexto social atual interferem diretamente dentro e fora do ambiente de sala de aula, diante do processo de aprendizagem e construção do conhecimento para os alunos de graduação e consequentemente para os docentes universitários. Como parte integrante desse processo, encontra-se o professor, que tem como função propiciar uma ação mediadora entre o aluno e o conhecimento a ser adquirido, construindo e ampliando espaços que permitam existir diálogos. Entender o que seria a docência universitária e como se constrói a identidade profissional do professor é um dos primeiros passos para conseguir exercer sua função de maneira coerente e eficaz. Através da compreensão dos tipos de relações existentes e possíveis na sala de aula, bem como da análise das estratégias que podem contribuir para o crescimento do aluno e do professor, podese analisar e compreender as dificuldades surgidas de modo a intervir no processo de aprendizagem do aluno e no crescimento profissional do professor objetivandose um ensino de qualidade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41588 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_abribeiro.pdf | 246,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.