Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41581
Type: | TCC |
Title: | Neuroaprendizagem: fundamentos das estratégias de ensino |
Authors: | Vieira, Elaine Studart |
Advisor: | Ferreira, Luiz Gonzaga Rebouças |
Keywords: | Neuroaprendizagem;Aprendizagem;Memória |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | VIEIRA, Elaine Studart. Neuroaprendizagem: fundamentos das estratégias de ensino. 2012. 69f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Acredita-se que a resposta observada a partir dos conhecimentos da neuroaprendizagem pode contribuir para uma melhor compreensão dos processos de aprendizagem. A neuroaprendizagem é um processo complexo que emerge das interações entre fenômenos biológicos e sociais, incluindo atitudes dos educadores. Há algumas pesquisas que comparam o efeito de distintos métodos educacionais sobre a estrutura e o funcionamento cerebral. Nenhuma teoria cognitiva em educação pode desprezar o que se sabe a respeito do funcionamento do cérebro. Ao planejar uma estratégia pedagógica o educador deve considerar aspectos relacionados à aprendizagem, à linguagem, às emoções, à atenção, à memória, à inteligência, ao planejamento, entre outros aspectos. É incontestável que a neurociência pode fornecer algumas informações importantes sobre esses processos cognitivos e o conhecimento a respeito das bases biológicas da cognição. Atualmente, pode-se afirmar que o cérebro é capaz de se reorganizar e faz isso constantemente. O cérebro é uma estrutura plástica e modifica-se ao longo de toda vida. Por esse motivo, nenhum cérebro é semelhante a outro, o mesmo significa que amanhã ele não será igual ao que era ontem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41581 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_esvieira.pdf | 311,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.