Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41581
Type: TCC
Title: Neuroaprendizagem: fundamentos das estratégias de ensino
Authors: Vieira, Elaine Studart
Advisor: Ferreira, Luiz Gonzaga Rebouças
Keywords: Neuroaprendizagem;Aprendizagem;Memória
Issue Date: 2012
Citation: VIEIRA, Elaine Studart. Neuroaprendizagem: fundamentos das estratégias de ensino. 2012. 69f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Acredita-se que a resposta observada a partir dos conhecimentos da neuroaprendizagem pode contribuir para uma melhor compreensão dos processos de aprendizagem. A neuroaprendizagem é um processo complexo que emerge das interações entre fenômenos biológicos e sociais, incluindo atitudes dos educadores. Há algumas pesquisas que comparam o efeito de distintos métodos educacionais sobre a estrutura e o funcionamento cerebral. Nenhuma teoria cognitiva em educação pode desprezar o que se sabe a respeito do funcionamento do cérebro. Ao planejar uma estratégia pedagógica o educador deve considerar aspectos relacionados à aprendizagem, à linguagem, às emoções, à atenção, à memória, à inteligência, ao planejamento, entre outros aspectos. É incontestável que a neurociência pode fornecer algumas informações importantes sobre esses processos cognitivos e o conhecimento a respeito das bases biológicas da cognição. Atualmente, pode-se afirmar que o cérebro é capaz de se reorganizar e faz isso constantemente. O cérebro é uma estrutura plástica e modifica-se ao longo de toda vida. Por esse motivo, nenhum cérebro é semelhante a outro, o mesmo significa que amanhã ele não será igual ao que era ontem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41581
Appears in Collections:EDES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_esvieira.pdf311,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.