Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41077
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A pedagogia moderna na educação brasileira no final do século XIX |
Autor : | Lobato, Ana Maria Leite Andrade, Francisco Ari de |
Palabras clave : | Pedagogia Moderna;Século XIX;Ideias educacionais;Educação Brasileira |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | IMPRECE |
Citación : | LOBATO, Ana Maria Leite; ANDRADE, Francisco Ari de. A pedagogia moderna na educação brasileira no final do século XIX. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 516-528. |
Resumen en portugués brasileño: | O Brasil no final do século XIX vivia um período de transição política e buscava na educação um viés para a formação de um novo homem. Portanto, o ensino nas escolas foi questionado quanto a sua qualidade pedagógica, formação cívica, liberdade e passou a ser laico, adotou a moral cívica e tomou como referência outras experiências, principalmente a francesa, para renovar as bases da pedagogia na educação, de acordo com a proposta do projeto civilizador da República. O texto discute algumas ideias educacionais com bases nas teorias de Condorcet e Pestalozzi, parte do entendimento que a organização dos sistemas nacionais de educação que sugiram nessa época em países europeus e americanos, assim como no Brasil, com a adoção da forma gratuita, universal, obrigatória, leiga, deve às teorias defendidas por esses dois teóricos. Dentre essas ideias manifestadas nos debates sobre a renovação da concepção de educação brasileira e a implantação de novos métodos de ensino, teve destaque o método intuitivo. Assim, foi necessário trazer à reflexão, o surgimento dessas ideias e como esses aspectos absolvidos e desenvolvidos pela pedagogia no século XVIII tiveram desdobramentos no século XIX, sua inserção e contribuição na renovação pedagógica no ensino brasileiro durante o século XIX, principalmente no início da República.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41077 |
ISBN : | 978-85-8126-065-5 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_amllobatofaandrade.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.