Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lobato, Ana Maria Leite | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T18:23:35Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T18:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Ana Maria Leite; ANDRADE, Francisco Ari de. A pedagogia moderna na educação brasileira no final do século XIX. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 516-528. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41077 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Moderna | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.subject | Ideias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação Brasileira | pt_BR |
dc.title | A pedagogia moderna na educação brasileira no final do século XIX | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Brasil no final do século XIX vivia um período de transição política e buscava na educação um viés para a formação de um novo homem. Portanto, o ensino nas escolas foi questionado quanto a sua qualidade pedagógica, formação cívica, liberdade e passou a ser laico, adotou a moral cívica e tomou como referência outras experiências, principalmente a francesa, para renovar as bases da pedagogia na educação, de acordo com a proposta do projeto civilizador da República. O texto discute algumas ideias educacionais com bases nas teorias de Condorcet e Pestalozzi, parte do entendimento que a organização dos sistemas nacionais de educação que sugiram nessa época em países europeus e americanos, assim como no Brasil, com a adoção da forma gratuita, universal, obrigatória, leiga, deve às teorias defendidas por esses dois teóricos. Dentre essas ideias manifestadas nos debates sobre a renovação da concepção de educação brasileira e a implantação de novos métodos de ensino, teve destaque o método intuitivo. Assim, foi necessário trazer à reflexão, o surgimento dessas ideias e como esses aspectos absolvidos e desenvolvidos pela pedagogia no século XVIII tiveram desdobramentos no século XIX, sua inserção e contribuição na renovação pedagógica no ensino brasileiro durante o século XIX, principalmente no início da República.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_amllobatofaandrade.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.