Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLobato, Ana Maria Leite-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:23:35Z-
dc.date.available2019-04-25T18:23:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLOBATO, Ana Maria Leite; ANDRADE, Francisco Ari de. A pedagogia moderna na educação brasileira no final do século XIX. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 516-528.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41077-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectPedagogia Modernapt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectIdeias educacionaispt_BR
dc.subjectEducação Brasileirapt_BR
dc.titleA pedagogia moderna na educação brasileira no final do século XIXpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Brasil no final do século XIX vivia um período de transição política e buscava na educação um viés para a formação de um novo homem. Portanto, o ensino nas escolas foi questionado quanto a sua qualidade pedagógica, formação cívica, liberdade e passou a ser laico, adotou a moral cívica e tomou como referência outras experiências, principalmente a francesa, para renovar as bases da pedagogia na educação, de acordo com a proposta do projeto civilizador da República. O texto discute algumas ideias educacionais com bases nas teorias de Condorcet e Pestalozzi, parte do entendimento que a organização dos sistemas nacionais de educação que sugiram nessa época em países europeus e americanos, assim como no Brasil, com a adoção da forma gratuita, universal, obrigatória, leiga, deve às teorias defendidas por esses dois teóricos. Dentre essas ideias manifestadas nos debates sobre a renovação da concepção de educação brasileira e a implantação de novos métodos de ensino, teve destaque o método intuitivo. Assim, foi necessário trazer à reflexão, o surgimento dessas ideias e como esses aspectos absolvidos e desenvolvidos pela pedagogia no século XVIII tiveram desdobramentos no século XIX, sua inserção e contribuição na renovação pedagógica no ensino brasileiro durante o século XIX, principalmente no início da República.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_amllobatofaandrade.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.