Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946
Type: | TCC |
Title: | Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
Authors: | Aragão, Gabriela da Rocha |
Advisor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Keywords: | Ensino de Física;Dificuldade de aprendizagem |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | ARAGÃO, G. R. Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Física no ensino médio. 2018. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Trata-se de um trabalho de final de curso baseado em uma pesquisa investigativa de campo na qual apresentam dados que se sucedeu através da utilização de questionário na a tentativa de identificar e compreender em quais assuntos conteudistas de Física os próprios apresentam maiores facilidade e dificuldades, direcionalizada a alunos do 3º ano do Ensino Médio em escolas Estaduais de Fortaleza/CE na qual possibilitou a investigação da percepção do aprendizado de alunos de escolas públicas. Acreditou-se que através desse senso é possível encontrar soluções e novas formas de ensinar que ajudem na assimilação do conteúdo, e explicando o baixo rendimento dos alunos. Com uma introdução sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, percebemos que os projetos pedagógicos e projetos de melhoria da educação avançaram dos anos 90 para a atualidade e com isso percebemos que aos poucos a educação está a avançando, porém os índices de aprendizado ainda se mostram pequenos, inclusive na área de ciência da natureza, o que inclui a física. Comparado aos índices internacionais, o Brasil ainda ocupa uma colocação muito abaixo da maioria dos países que participam da OCDE em relação ao ensino de ciência. Com o objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos, esse trabalho mostra resultados de um estudo investigativo na qual podemos perceber o desemprenho dos alunos no processo de aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_graragao.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.