Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40913
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Três faces da crítica nacionalista de Machado de Assis
Autor(es): Luz, Eduardo Chaves Ribeiro da
Palavras-chave: Machado de Assis;Romances
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora substânsia
Citação: LUZ, Eduardo Chaves Ribeiro da. Três faces da crítica nacionalista de Machado de Assis. In: TORRES, Marie-Hélène Catherine; FREITAS, Luana Ferreira de; COSTA, Walter Carlos (orgs.). Machado de Assis, Literatura e Tradução volume quatro. Florianópolis, SC: Substânsia, 2018. p. 121-134.
Resumo: Por ocasião da morte de Machado de Assis, em 1908, Sousa Bandeira saudou-lhe os “admiráveis estudos da vida nacional”, empreendidos em seus romances e contos. Alguns anos depois, entretanto, durante a década modernista, asseverava-se o absenteísmo político de Machado, embora Brito Broca viesse a declarar que, de modo geral, o modernismo teria preservado o criador de Aires. É bem conhecido o pioneirismo de Mário de Andrade, que, em 1928, já reconhecia a natureza profunda do “criollismo” de Jorge Luis Borges; onze anos depois, no entanto, ainda faria um juízo crítico vacilante acerca da brasilidade de Machado de Assis, transitando entre o homem e a obra. Por essa época, prevaleciam estudos com inflexão para a biografia e a psicologia, evasivos no tocante às ligações de Machado com a vida nacional, embora textos como os de Mario Casassanta e Astrojildo Pereira o houvessem postado como intimamente envolvido com a realidade social e histórica de seu tempo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40913
ISBN: 978 85 69643 32 6
Aparece nas coleções:DLIT - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_ecrluz.pdf90,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.