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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40860
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação da acessibilidade no transporte coletivo urbano: Estudo de caso da linha 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales |
Título en inglés: | Evaluation of accessibility in urban collective transport: A case study of bus line 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales |
Autor : | Bezerra, João Victor de Souza |
Tutor: | Dutra, Nadja Glheuca da Silva |
Palabras clave : | Acessibilidade;Transporte coletivo;Preferência declarada |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | BEZERRA, João Victor de Souza. Avaliação da acessibilidade no transporte coletivo urbano: estudo de caso da linha 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales. 2018. 87 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Os últimos estudos sociais, divulgados pelo IBGE, têm sinalizado uma crescente necessidade de discussões sobre acessibilidade. A progressiva participação na sociedade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida reforçam esse dever, bem como o recente histórico normativo sobre o tema. Isto é justificado pela contínua presença de barreiras às pessoas com baixa mobilidade, na utilização do serviço de transporte público coletivo, e pela necessidade de se empregar a acessibilidade de uma forma abrangente para a sua plena efetivação, esse trabalho busca avaliar a acessibilidade nos elementos integrantes de uma linha de ônibus urbano, frente às especificações das normas técnicas de promoção da acessibilidade e ao cumprimento do disposto no Decreto Federal nº 5.296/04, como recurso de análise da acessibilidade no transporte coletivo urbano. Dessa forma, a proposta é identificar a presença de barreiras e as condições de acessibilidade nos veículos e nos pontos de parada, além da aplicação de uma técnica de preferência declarada com o propósito de identificar as características físicas mais relevantes aos usuários nos pontos de parada. Os dados referentes à frota foram coletados junto à ETUFOR, Empresa de transporte urbano de Fortaleza. A análise nos pontos de parada foi realizada com o preenchimento de um formulário de visita com auxílio de trena métrica e registro fotográfico. A técnica de preferência declarada realizou-se por meio de entrevistas com os usuários do transporte público por meio da declaração de preferência entre cenários hipotéticos apresentados em cartões. O trabalho identificou, de modo geral, o espaço adequado para acomodação de cadeirantes, a presença de cobertura e de assentos, como os atributos mais relevantes aos usuários em seu uso diário. A frota operante já atua totalmente acessível, no entanto os pontos de parada produzem as maiores barreiras às pessoas com baixa mobilidade no uso do serviço, estando relacionado à falta de um padrão arquitetônico associada a falta de iniciativa dos cidadãos em conceber e conservar calçadas que garantam seu uso pleno, com segurança e autonomia, por todas as pessoas. Esse trabalho, portanto, poderá auxiliar os gestores públicos, servindo como base de dados para o planejamento de políticas de gestão e melhoria do serviço. |
Abstract: | The latest social studies, released by the IBGE, have signaled an increasing need for discussions on accessibility. The progressive participation in society of people with disabilities or with reduced mobility reinforces this duty, as well as the recent normative history on the subject. Justified by the continuous presence of barriers to people with low mobility in the use of collective public transport service and the need to use accessibility in a comprehensive way for its full effectiveness, this study seeks to analyse accessibility in the elements of an urban bus line, in front of the specifications of the technical norms to promote accessibility and compliance with the provisions of Federal Decree No. 5,296 / 04, as a resource for the analysis of accessibility in urban public transport. In this way, the proposal is to identify the presence of barriers and the accessibility conditions in vehicles and bus stops, besides the application of a stated preference technique with the purpose of identifying the most relevant physical characteristics to the users, in the bus stops. Data concerning the fleet were collected from ETUFOR. The analysis at the bus stops was accomplished by completing a visit form with the help of metric tape and photographic record. The stated preference technique was performed through interviews with public transport users through the preference statement among hypothetical scenarios presented on cards. The work hasidentified adequate space for wheelchair accommodation, the presence of cover and seating, as the most relevant attributes to users in their daily use. The operating fleet is already fully accessible, however the bus stops present the greatest barriers to people with low mobility in the use of the service, being related to the lack of an architectural pattern associated with the lack of citizens' initiative in designing and conserving sidewalks that guarantee its full use, with security and autonomy, by all people. This study, therefore, can help public managers, serving as a base, in the planning of management policies and service improvement. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40860 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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