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Tipo: TCC
Título : Análise comparativa da irregularidade longitudinal por faixas de tráfego na rodovia ce-401 obtida por aplicativo para smartphones
Título en inglés: Comparative analysis of longitudinal irregularity by traffic lanes in the ce-401 highway obtained by smartphones application smartphones
Autor : Duarte, Raimundo Igor Marques
Tutor: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palabras clave : Avaliação funcional;Irregularidade longitudinal;Smartphone;Rodovia
Fecha de publicación : 2018
Citación : DUARTE, Raimundo Igor Marques. Análise comparativa da irregularidade longitudinal por faixas de tráfego na rodovia ce-401 obtida por aplicativo para smartphones .2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A irregularidade longitudinal é um dos parâmetros mais utilizados na avaliação da qualidade funcional de um pavimento rodoviário. Atualmente ,os órgãos gestores d pavimento têm o desafio de desenvolver um método que obtenha dados de irregularidade longitudinal dos pavimentos de maneira precisa e ao mesmo tempo utilizando equipamentos de baixo custo de aquisição e fácil operação. Isso faz esses órgãos utilizarem,na maioria das vezes ,avaliações subjetivas baseadas nas opiniões de avaliadores ,que são pouco precisas,além de classificar a quantidade do conforto ao rolamento da rodovia de maneira global,não considerando alguns trechos e faixas de tráfego específicos em que a irregularidade é maior em relação á média da rodovia .O estudo do uso de aplicativos para smartphone como alternativa aos métodos tradicionais de avaliação da qualidade funcional das rodovias vem sendo desenvolvido nas últimas décadas em vários países ,pois é um método de baixo valor aquisitivo ,de fácil operação e de acurácia melhor que as avaliações subjetivas .Nesta pesquisa foi utilizado o aplicativo smartIRI, desenvolvendo na Universidade Federal do Ceará (UFC)para realizar análise comparativa da qualidade funcional entre as 6 faixas de tráfego numa extensão de 4,1km da rodovia CE-401. Os resultados identificam as faixas que apresentaram a pior qualidade funcional e 4 trechos comuns ás 6 faixas onde a qualidade foi menor em relação ao restante do trecho . Com o trabalho espera-se auxiliar os órgãos gestores rodoviários no processo de tomada de decisão para as estratégias de manutenção e reabilitação da condição funcional e, por consequência ,na qualidade do conforto ao rolamento dos usuários.
Abstract: The longitudinal irregularity is one of the parameters most used in the evaluation of the functional quality of a road pavement. Currently, the floor management bodies have the challenge of developing a method that obtains longitudinal unevenness data of the pavements in a precise way and at the same time using equipment of low cost of acquisition and easy operation. This makes these bodies use, in most cases, subjective assessments based on opinions of evaluators, which are inaccurate, in addition to classifying the amount of comfort to the rolling of the highway in a global way, not considering some specific stretches and traffic lanes in which the irregularity is greater in relation to the average of the highway. The study of the use of applications for smartphone as an alternative to the traditional methods of evaluation of the functional quality of the highways has been developed in the last decades in several countries, since it is a method of low acquisition value, easier operation and accuracy than subjective evaluations. In this research the smartIRI application was developed, developed at the Federal University of Ceará (UFC) to perform a comparative analysis of the functional quality among the 6 traffic lanes in a 4.1km extension of the highway CE-401. The results identify the bands that presented the worst functional quality and 4 stretches common to the 6 tracks where the quality was lower in relation to the rest of the stretch. With the work, it is hoped to help the road management organs in the decision-making process for the strategies of maintenance and rehabilitation of the functional condition and, consequently, the quality of the comfort to the roll of the users.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40629
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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