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Tipo: Dissertação
Título: O trabalho docente na educação básica pública no município de Fortaleza: contradições que envolvem a busca por resultados
Autor(es): Sampaio, Telmano Rodrigues
Orientador: Zientarski, Clarice
Palavras-chave: Trabalho;Trabalho Docente;Educação
Data do documento: 2019
Citação: SAMPAIO, Telmano Rodrigues. O trabalho docente na educação básica pública no município de Fortaleza: contradições que envolvem a busca por resultados. 2019. 125f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (Ce), 2019.
Resumo: O objetivo da pesquisa é compreender as contradições que envolvem o trabalho docente na educação básica pública no município de Fortaleza, no período de 2013 a 2018, e as relações que envolvem a busca por resultados neste contexto. O estudo de cunho bibliográfico e documental, apoia-se no materialismo histórico dialético. Destaca a consulta feita aos documentos oficiais que direcionam a educação no Brasil e no município de Fortaleza, por entender que tais documentos podem guiar os olhares ao fenômeno para que se possa descobrir a essência da coisa. Dessa forma, amplia o debate com o resgate ontológico da categoria trabalho, a relação com o trabalho docente e a educação. Com isso, percebe a necessidade de dialogar com teóricos que discutem tais questões na atualidade, como forma de ampliar o presente estudo. Vale destacar que o trabalho, categoria fundante do ser social, e a educação, colocam-se como essenciais para que se possa descortinar a realidade social, e entender os complexos que se apresentam no âmbito desse debate. Defende que as categorias brotam para fazer história e que o rasgar do véu nos permite conhecer tais desafios e agir sobre eles. Nesse sentido, tendo em vista as inquietações e questionamentos que perpassam o trabalho do professor, em meio às contradições do presente momento, justifica a importância de investigar essa temática. Essas questões levam à busca por respostas que auxiliem na compreensão sobre como se dá a exploração do homem pelo homem, revelada por Marx em suas obras e quais os reflexos junto ao trabalho docente no município de Fortaleza. Conclui que no município de Fortaleza o professor, em meio às múltiplas contradições, submete-se a uma série de direcionamentos advindos das políticas educacionais, com os quais aprende a conviver como: (de) formação, controle por meio de avaliações, condições de trabalho precarizado, piso salarial negado, perseguição, adoecimento no trabalho, violência, responsabilização e controle.
Abstract: The objective of the research is to understand the contradictions that involve the teaching work in public basic education in the municipality of Fortaleza, from 2013 to 2018, and the relationships that involve the search for results in this context. The bibliographical and documentary study is based on dialectical historical materialism. The official documents that guide education in Brazil and in the city of Fortaleza stand out because it understands that such documents can guide the eyes of the phenomenon so that one can discover the essence of the thing. In this way, it broadens the debate with the ontological rescue of the work category, the relation with the teaching work and the education. With this, he perceives the need to dialogue with theoreticians who discuss such questions nowadays, as a way to broaden the present study. It is worth emphasizing that work, a foundational category of social being, and education, are essential for understanding social reality and for understanding the complexities that are present in this debate. He argues that categories sprout to make history and that the tearing of the veil allows us to know such challenges and act upon them. In this sense, considering the concerns and questions that permeate the work of the teacher, amid the contradictions of the present moment, justifies the importance of investigating this theme. These questions lead to the search for answers that help in the understanding of how the exploitation of man by man is revealed, revealed by Marx in his works and what the reflexes with the teaching work in the city of Fortaleza. It concludes that in the municipality of Fortaleza, the teacher, in the midst of the multiple contradictions, undergoes a series of directions derived from educational policies, with which he learns to live together as: (of) training, control through appraisals, working conditions precarious, salary denied, persecution, sickness at work, violence, accountability and control.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40352
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