Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39885
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A reforma da educação profissional de nível técnico - uma análise da fase preliminar
Autor(es): Silva, Izaura
Palavras-chave: Pesquisa exploratória;Reforma da educação profissional;Processo educativo;Competências profissionais
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SILVA, Izaura. A reforma da educação profissional de nível técnico - uma análise da fase preliminar. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 141-155.
Resumo: o artigo é parte de uma pesquisa exploratória realizada no Centro Federal de Educação Tecnológlca do Maranhão - Unidade Descentralizada (Uned) de Imperatriz, abrangendo os anos de 1998 e 1999, com a finalidade de avaliar os impactos produzidos pela reforma da educação profissional no processo educativo, assim como reunir subsídios que contribuíssem na implementação do curso técnico com o currículo independente do curso médio, cuja dinamização ainda constitui um desafio para a maioria das escolas da rede federal. De acordo com as características evidenciadas pela prática pedagógica, a reforma pode ser dividida em duas etapas: a primeira, que se iniciou com a aplicação do ideário exposto pelo Decreto nQ 2.208/97 até 1999, e a segunda, quando ocorreu a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico (Parecer nQ 16/99 e a Resolução CNE/ CEB 04/99) que instituíram o currículo centrado em competências profissionais, implementado a partir do ano 2000. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39885
ISBN: 918 85 7282 625 9
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_isilva.pdf5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.