Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39885
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A reforma da educação profissional de nível técnico - uma análise da fase preliminar |
Authors: | Silva, Izaura |
Keywords: | Pesquisa exploratória;Reforma da educação profissional;Processo educativo;Competências profissionais |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | SILVA, Izaura. A reforma da educação profissional de nível técnico - uma análise da fase preliminar. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 141-155. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | o artigo é parte de uma pesquisa exploratória realizada no Centro Federal de Educação Tecnológlca do Maranhão - Unidade Descentralizada (Uned) de Imperatriz, abrangendo os anos de 1998 e 1999, com a finalidade de avaliar os impactos produzidos pela reforma da educação profissional no processo educativo, assim como reunir subsídios que contribuíssem na implementação do curso técnico com o currículo independente do curso médio, cuja dinamização ainda constitui um desafio para a maioria das escolas da rede federal. De acordo com as características evidenciadas pela prática pedagógica, a reforma pode ser dividida em duas etapas: a primeira, que se iniciou com a aplicação do ideário exposto pelo Decreto nQ 2.208/97 até 1999, e a segunda, quando ocorreu a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico (Parecer nQ 16/99 e a Resolução CNE/ CEB 04/99) que instituíram o currículo centrado em competências profissionais, implementado a partir do ano 2000. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39885 |
ISBN: | 918 85 7282 625 9 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_isilva.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.