Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39756
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões
Título en inglés: The production of Distance Education Digital didactic material and its impact on teacher training: practices and reflection
Autor : Rocha, Elizabeth Matos
Palabras clave : Material didático;Educação a Distância;Tecnologia digital;Formação docente
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Revista Educação em Perspectiva
Citación : ROCHA, Elisabeth Matos. A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões. Educação em Perspectiva, Viçosa (MG), v. 4, n. 2, p. 319-341, jul./dez. 2013.
Resumen en portugués brasileño: O contexto de produção do Material Didático (MD), no que confere à mídia e à mediação em cursos a distância representam fortes segmentos dessa modalidade educacional. Com base nisso, este artigo discute a produção do MD no rol de complexidades inerentes à linguagem digital estruturante da cultura da produção colaborativa em mídia convergente e os impactos gerados na formação docente. Conclui-se que o trabalho em rede, em mídia convergente, rompe com um sistema de representação particular de produção intelectual e mostra que o principal desafio a ser superado, sobretudo por parte do professor-autor, consiste em saber lidar com a ampliação das interações humanas numa relação simultânea de espaço e tempo em espaço digital.
Abstract: The production of Didactic Material (MD), regarding media and mediation in distance learning courses, is a great concern for this learning modality. Therefore, this article includes the production of digital content in the list of complexities inherent to digital language, which creates the culture of collaborative production in convergent media. This work also deals with its impacts on teacher training. Thus, we conclude that networking in convergent media breaks with a system of representation of particular intellectual production and shows that the main challenge to be overcome - especially by teachers/authors, is to deal with the expansion of human interactions in a simultaneous relationship of space and time in the digital space.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39756
ISSN : 2178-258X
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_art_emrocha.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.