Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39584
Tipo: TCC
Título : Impacto da capacitação multiprofissional sobre cuidados com o recém-nascido pré-termo sob ventilação não invasiva
Título en inglés: Impact of multi professional training on care of preterm neonates under non invasive ventilation
Autor : Cunha, Adrielle
Carvalho, Elisete Mendes
Silva, Margareth Gurgel de Castro
Vasconcelos, Hemerson Bruno da Silva
Tutor: Carvalho, Elisete Mendes
Co-asesor: Silva, Margareth Gurgel de Castro
Palabras clave : Capacitação em Serviço;Recém-Nascido Prematuro;Ventilação não Invasiva
Fecha de publicación : 11-dic-2018
Citación : CUNHA, A. et al. Impacto da capacitação multiprofissional sobre cuidados com o recém-nascido pré-termo sob ventilação não invasiva. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: Avaliar a eficácia da capacitação em serviço ministrada aos profissionais de saúde das unidades neonatais sobre os cuidados do recém-nascido pré-termo (RNPT) sob suporte ventilatório não invasivo. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção não controlado, descritivo, transversal e quantitativo, realizado com as equipes assistenciais das unidades neonatais de uma maternidade pública, de junho a outubro de 2018. A coleta dos dados foi feita mediante a realização de um teste antes e após capacitações de 6h/aula e, simultaneamente, a inspeção das unidades de terapia intensiva neonatais por meio de um checklist. Resultados: O estudo incluiu 84 profissionais, que responderam o teste composto de 16 itens referentes a instalação, manejo, indicações, benefícios e adaptação da ventilação, bem como aos cuidados com o recém-nascido, os quais apresentaram valor-p < 0,05 ao comparar os acertos pré e pós capacitação, exceto as questões que tratavam dos benefícios, que apresentaram p = 1. Nas vistorias às unidades foram avaliadas as práticas quanto à instalação do circuito, aos ajustes de parâmetros e aos cuidados com o bebê, evidenciando conformidades em 56,4% e em 59,6%, respectivamente, do total de itens verificados. Conclusão: A capacitação proposta demonstrou diferença significativa quanto à assimilação do conteúdo teórico. Entretanto, à observância da prática assistencial, tal significância não foi constatada.
Abstract: Objective: To evaluate the effectiveness of in-service training provided to neonatal health professionals on the care of the preterm newborn (PTNB) under noninvasive ventilatory support. Methods: This is an uncontrolled, descriptive, cross-sectional and quantitative intervention study carried out with the care teams of the neonatal units of a public maternity hospital, from June to October, 2018. Data were collected through a test before and after training of 6h / class and, simultaneously, the inspection of neonatal intensive care units through a checklist. Results: The study included 84 professionals, who answered the test composed of 16 items regarding the installation, management, indications, benefits and adaptation of the ventilation, as well as the care with the newborn, which presented p-value < 0,05 when comparing the pre and post course hits, except the questions that dealt with the benefits, which presented p = 1. In the unit inspections, the practices regarding the installation of the circuit, parameter adjustments and baby care were evaluated, showing conformities in 56% and 60%, respectively, of the total verified items. Conclusion: The proposed training showed a significant difference regarding the assimilation of theoretical content. However, to the observance of the care practice, this significance was not verified.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39584
Aparece en las colecciones: FISIOTERAPIA - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_acunha.pdf176,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.