Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39266
Tipo: Artigo de Evento
Título : Análise dos fatores associados ao desempenho dos alunos no SPAECE 2004
Autor : Lima, Alessio Costa
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem;Educação;Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Fecha de publicación : 2005
Citación : LIMA, Alessio Costa. Análise dos fatores associados ao desempenho dos alunos no SPAECE 2004. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumen en portugués brasileño: No contexto atual a Avaliação assume posição de centralidade, tornando-se uma atividade cada vez mais complexa, evoluindo do estágio das micro para as macroavaliações. Aos poucos a avaliação, segundo esclarece VIANNA (1989, p.17), “modificou a sua orientação e passou do estudo de indivíduos para o de grupos, e destes para o de programas e materiais instrucionais; na etapa atual, preocupa-se com a avaliação do próprio sistema educacional”. No Brasil essas discussões ganham forma no fim da década de 80 e início dos anos 90 com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pelo Instituto Nacional de Estatística e Pesquisa Educacional (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que realiza seu primeiro levantamento no ano de 1990. Influenciados por esse modelo de avaliação, alguns estados brasileiros sentiram a necessidade de investir e desenvolver experiências semelhantes na área de avaliação. O Ceará é um dos estados pioneiros nessa iniciativa quando da criação em 1992 do seu sistema próprio de avaliação, denominado atualmente como Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39266
ISBN : 85-7485-091-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_eve_aclima.pdf148,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.